Minhas Memórias

Eu.
Sou feita de todas as lembranças de todos os instantes desta vida.
Sou refeita em todas as tomadas de decisões e ações investidas.
Sou construída pelos sonhos de outrora.
Existo pela insistência em declarar-me viva.
No pensar invado a razão.
No sentir mergulho e banho-me em sentimento.
Nas dúvidas extasio-me nas redescobertas.
Nas certezas confronto-me com a complexidade.
Nas emoções reacendo-me em amores e alegrias.
Infinitamente disposta a existir.
Participar ativamente da memória
deste mundo em que escolhi escrever
e ser a minha história.
Aqui é o meu tempo agora...
- Maria Izabel Nuñez Viégas -

Amigos Caminhantes...

sábado, 15 de dezembro de 2012

A Biografia da minha alegria, in Blogagem coletiva de Natal

Participando da III Blogagem Coletiva 
do Blogue  ESPIRITUAL-IDADE,
da amiga querida Roselia Bezerra.
Tema: A Biografia da nossa Alegria




História da Minha Alegria


Por que tenho em mim a alegria?

Claro que pelos 
mais simples motivos
ou sem motivos assim.
Não há explicações para alegria.
Ela vem no nosso gene,
é hereditária.
Nasci com ela em mim.
Vi-a no riso farto de minha mãe Maria,
na dança de castanholas de mi aguella Izabel
No sorriso maroto do meu pai Alberto.
E creio que se balançasse
minha árvore genealógica
de lá cairiam sorrisos fartos.
Uma força estranha
o mistério de encarar a vida de frente,
não recuar ao primeiro,
nem ao segundo,
nem terceiro
choque da tristeza.
A sublimar as dores
das perdas e das mortes.
A continuar vivendo
mesmo que  a alma
chorasse em prantos.
Apesar de sofrer
desamores
das dores sofridas
lá estava ela,
a alegria,
escondida,
atrás da janela da alma,
pedindo calma!
Vai passar!
Vai passar!
Um dia
tudo que é seu
volta!
Abre um sorriso,
olha o jardim
nasceu uma flor
que veio da semente
que ficou presa
no escuro do frio chão,
mas que um dia,
numa explosão
de força e alegria
se elevou
e virou
caule
folha
semente,
flor,
e frutificou.

É através da alegria

que a vida se espalha nos ares,
que contagia
que faz os dias nascerem
e nos acolhem no seio
de todos os anoiteceres.

É assim,

que eu sei
meus amigos
que nada nos incentiva
a ser alegria.
O incentivo
vem do lado de fora.
Muda com os fatos 
e aconteceres 
do cotidiano da vida.
Se não tivermos 
no cerne do ser
a motivação interna,
que nos nutre a alma,
cairemos a cada tropeço
nas pedras do caminho
e nos quedaremos ali
sentados
sofrendo
sentindo
pena de nós.
Eu penso
- é quase certeza minha -
que todos nós que
antes fomos anjos
e aqui renascemos,
trazemos lá dentro
presa num laço
- fita de cetim -
um cadinho de Deus,
uma semente de alegria.
Só que ao nascer,
pobre anjinho,
aconteceu alguma 
coisa esquisita
que o fez perder
numa caixinha
fechada a sete chaves
num canto qualquer do coração.
Se você se acha
um ser triste,
olha lá dentro,
procura,
abre os braços,
canta
se encante com a vida
que é sua
toda sua,
um presente.
Na verdade,
a vida é
o maior valor
que a gente tem!

- Maria Izabel Viégas -


Amigos queridos,
desejo a todos
um Natal pleno da certeza
de que tudo na vida passa.E que nascemos para ser felizes.
E que a alegria e o amor curam,
livrando-nos de todos os males.
Felizes dias, muita Paz 
e um coração repleto de abençoada alegria! 

18 comentários:

Keila Abreu disse...

Meu Deus!!! Que coisa mais linda, Izabel!

Obrigada por estas palavras tão doces e, ao mesmo tempo, tão simples e sábias.

Estou precisando encontrar essa semente que está presa aqui dentro.
E agradeço por ter me trazido novamente a esperança.

Beijo!

Keila

Maria Izabel Viegas disse...

Keila querida,

Obrigada por aqui comigo estar.
Amiga, gosto da simplicidade do ser, das palavras. Até desconfio dos rebuscamentos desnecessários. Amo o escritor Jorge Luis Borges pois não o é, mas é tão culto, fala com o conhecimento do sábio que parece que viveu todas as épocas da História da Humanidade. Ele me faz ir aos livros de História, a pesquisar, e voltar e voltar, não pela erudição nem rebuscamentos, sua voz é clara,seu conhecimento é que é profundo. Um desafio à minha mente. Falamos várias línguas, num mesmo português, em cada cenário em que vivenciamos a vida: a fala acadêmica, o pedagogês, o astrologuês,mas a que mais entra nas almas é a voz do coração - essa fica, principalmente, em nós! E é a que uso aqui pois é a que eu preciso para ser feliz! E flue em quase cinco minutos (risos)
Li seu post lá no seu "Mundo ao redor da Minha cabeça" e lá li sua alma, você fala com o coração e amei o olhar do Clint Eastwood!
O olhar,talvez, de quem passou pela vida e saiba o que vale ou não a pena agora viver.
Beijos, minha linda amiga!
Mais uma vez, grata pela suave presença.
Muitos beijos!!!

chica disse...

Que linda e emocionante tua participação!Adorei e foi comovente te ler! FELIZ NATAL e muitas alegrias! beijos,chica

Bloguinho da Zizi disse...

Izabel
Cada dia te amo mais.
Que lindo!
Que lindo!

Keila Abreu disse...

Izabel, querida!

Obrigada por enriquecer a minha postagem com o seu comentário.

No mais das vezes é o olhar da gente que faz o mundo. E o seu olhar é compreensivo, talvez você tenha traduzido exatamente o que eu gostaria de dizer.

É bem certo mesmo que à medida que amadurecemos começamos a entender que a vida não tem mesmo controle. Então deixamos de ser mimados e não ficamos mais exigindo que a vida seja como queiramos, porque realmente parecemos não saber o que queremos mesmo.

E é o tempo que traz a serenidade para nos deixarmos levar por esse grande rio chamado vida.

Obrigada por estar aqui!

Beijos!

P.S. Já coloquei o "Memórias de Vidas Passadas" na lista! e adorei a capa do blog! Parabéns!

Penélope disse...

Também aderi a postagem e estou achando maravilhosa as histórias alegres que tenho encontrado por aqui.
Fica meu abraço e meu carinho, além de muita PAZ e BEM

Clara Lúcia disse...

Mainha....

Vc descreveu exatamente como eu sou!
Não consigo explicar como consigo ser feliz.. e vc explicou!

Beijos, minha querida....
Eu volto antes do Natal pra te desejar tudo de bom!

Ricardo Miñana disse...

Hola guapa, muy bellas tus letras ya se respiran estas fechas tan entrañables deseo que la paz y la ilusión llamen a la puerta
de tu hogar, que las disfrutes.
un abrazo.

Toninho disse...

A maior a alegria é a vida e por ela vamos coletando alegrias para nossa arvore.
Parabens pela participação com estas alegrias enraizadas belamente.
Meu abraço.

Majoli disse...

Olá Izabel, que bom ter vindo ler tua participação, pura emoção em tuas palavras, de arrepiar.
Parabéns!!

Meu carinho para você.

maria claudete disse...

Maria Izabel, que comovente e verdadeira a alegria aqui relatada, sim , nada como a figura da Mãe a nos mostrar que das tristezas que passamos no decorrer da nossa vida saibamos extrair a alegria que nos impulsiona a continuar caminhando. Assim é o exemplo a seguir da nossa mãe terrena e da nossa Mãe celestial, Maria -Mãe de Jesus-!Parabéns, para você e para a amiga Rosélia que nos une a todos aravés deste gesto.Feliz Natal!

Sandra Portugal disse...

Izabel, vc conseguiu em verso fazer uma linda descrição de trajetória.
adorei.
bj Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida amiga
Deve ter estranhado meu "sumiço"... expliquei as razões no face e no próprio blog no comentário... espero que já tenha lido...
Estou melhor um pouco (não posso me deter muito por aqui e o blog voltou ao ar só há pouco)
Fico muito feliz por ter participado desta distribuição de alegrias ou ao longo da vida ou ao longo do ano que se finda... Era bem esse o objetivo primordial da blogagem: animarmo-nos!!!
Isso só nos cria mais ânimo e generosidade para assumirmos, com garra, o novo que virá...
Izabel, vc fez uma verdadeira biografia de um modo peculiar e que me agradou demais, me fez vibrar com o jogo de emoções que colocou nele e no ar... fui vibrando daqui... lindo ficou tudo, cheio de poesia no ar!!! Parabéns!!!
"ANIME-SE, MANTENHA O ESPÍRITO ELEVADO, AS COISAS VÃO MELHORAR".
(Anne Frank)
Me perdoe a demora em passar... aos poucos chego em todos...
Bjs de Boas Festas

Bel Alves disse...

Lindo como escreveste, realmente a vida é uma dádiva...e devemos aproveitar o máximo cm alegria no coração e um belo sorriso.
Paz e bem

Jeferson Cardoso disse...

E que a alegria seja nossa base e nossa principal viga. Maria Izabel, a propósito, aceite meu convite e venha ver o texto de número 292 de minha literatura amadora. >>> HEMATÓFAGO no http://jefhcardoso.blogspot.com lhe espera. Abraço!

Zui Galvão disse...

Oi Isabel! Passando para visitar as colegas que participaram da BC de Natal descobri que não conhecia seu blog e como gostei das mensagens aproveito para segui-lo. Também concordo que o fato de uma pessoa ter mais alegria na vida que outra e isso tem como uma das principais causas a genética. Um Feliz Natal!

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Izabel
Venho, novamente, para uma despedida de férias onde poderei não só descansar como curtir o primeiro níver de um netinho e as respectivas Festas de fim de ano junto à família (que curto muito)...
Venho expressar, publicamente, uma vez mais, o meu agradecimento pela imensa consideração para comigo, meu blog e o meu convite de mais uma blogagem pois sei que foi num mês de muitos afazeres e tivemos todos que nos desdobrar para vencer mais essa etapa que vejo como AMIZADE irrestrita pois os tenho assim aqui na blogosfera...
Alguns vieram, via e-mail ou outros, responder ao chamado (alegando o motivo pelo qual não puderam participar desta vez) e me dar uma satisfação por pura amizade também visto que nem seria preciso pois eu compreendo, perfeitamente, como todos estamos atribulados (apesar de felizes) nestes dias finais do ano de 2012...
Relembramos infância, adolescência, juventude até aqui... Foi bom demais!!!
A maioria optou pelas alegrias tão somente e uns fizeram a gente ter a certeza de que o Bem vence o mal ou seja, aqui no caso, a Alegria vence a não alegria...
Foram diversas formas de expressão que me fizeram saltar do outro lado da tela de alegria pura...
Como fiquei feliz com o que vcs postaram com tanto carinho e esmero!!!
Dizer obrigada é pouco demais mas eu me sinto na condição de dizê-lo com o coração, mesmo assim: MUITO OBRIGADA...
Não teve um só post que deixou a desejar porque TODOS foram escritos por amizade e é isso, para mim o que conta, viu???
Sabedoria humana tem a sua vez e hora mas aqui não é o que tem prioridade para mim e sim, SINCERIDADE DE CORAÇÃO... o que não lhes falta para comigo...
No mais, agradeço essa abertura do coração de TODOS... acho isso esplêndido!!!
Vibro do lado de cá... nunca espero menos numa blogagem assim, saí dela muito enriquecida e, como viajarei amanhã, passo para agradecer tão somente.
Bjs fraternos de Boas Festas

Lulú disse...


Olá Maria José
Os sentimentos estão dentro de nós.
Só temos que faze-los aflorar no momento certo.
Quando estamos felizes a Alegria
aflora com muita facilidade.
Beijos e Boas Festas.
Maria Luiza (Lulú)